sábado, 9 de agosto de 2014

Pais

- eu tive meu pai, conheci meu pai mas ele nunca dizia que me amava, nunca me fez um carinho, sempre foi distante, parecia aquela figura embaçada de tão longe que ficava de mim.

- eu conheci meu pai mas foi por pouco tempo, logo ele se separou da minha mãe e foi lá para os lados de Caxias, nunca mais o vi, dizem que morreu de tanto beber.

- meu pai era uma pessoa muito formal, rígida, mas sabia como definir as coisas em casa, mamãe ficava feliz quando ele chegava do trabalho e nós o rodeávamos pois sempre nos trazia balas e doces.

- meu pai fazia tudo em casa, consertava o que quebrava, mexia com madeira, uma vez ele construiu uma casa de bonecas para a minha irmã, foi lindo.

- meu pai vinha as vezes nos visitar, mamãe sempre botava a toalha mais bonita sobre a mesa, fazia café com bolachas, ele lanchava, passava a mão sobre nossas cabeças e dizia : "como cresceram".

- meu pai só vivia para escrever, ficava naquela casinha nos fundos, não desgrudava daquela bendita máquina de escrever, eu só ouvia o barulho (tec tec tec), as vezes  gritava pra mamãe : "Marta, traga mais papel"

- meu pai dormia sempre no sofá, lembro que quando acordava o via jogado, com o terno amassado, mamãe não deixava ele pisar no quarto por nada, dizia que ele fedia a álcool e que se não largasse a tal vida boêmia ela iria conosco para a casa da vovó.

- lá em casa meu pai dizia : "se querem alguma coisa na vida, vão estudar, caso não queiram estudar, vão trabalhar, não quero filho vagabundo dentro de casa, anda, anda, decidam suas vidas"

- papai era uma pessoa magnífica, sabia exatamente o que fazer na hora certa, nos protegia e dizia baixinho no ouvido de cada um de nós : "te amo, mas não conta pra ninguém"

- eu quase não via meu pai, ele acordava muito cedo e chegava muito tarde, mamãe dizia que ele tinha dois empregos, uma vez mamãe voltou chorando pra casa e se jogou no sofá, fomos acudi-la, uma vizinha nossa também veio, disse para ficarmos no quarto, espiamos de longe as duas conversarem até que percebemos que papai tinha uma outra esposa e mamãe acabara de descobrir, parece que tinha outros filhos também, nossos irmãos por parte de pai.

- aos domingos papai cozinhava e tomava sua cerveja bem gelada, fazia malabarismos com tomate e pimentão, depois do almoço dormia, acordava, tomava um café e ia assistir o jogo do América no Maracanã, ia de trem, como era feliz o meu pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente