terça-feira, 26 de agosto de 2014

Comportamentos

"O que torna uma pessoa melhor é o seu comportamento", li essa frase nas redes sociais. Será ? Segundo essa premissa todos nós somos alunos em uma grande sala de aula e, dependendo, do nosso comportamento, perderemos ponto na média. Sim, o outro, além de ser o outro, é um outro que julga, ou seja, está sempre pronto a disparar um juízo de valor contra você. O pior é que o juízo de valor que o outro impõe sobre você é algo que ele incorpora de fora para dentro, como se fosse um juiz-robô repetidor de regras morais sem questioná-las. Vejo todo dia isso nas redes sociais e sou, inclusive, alvo desses juízos, porém, ligo o "foda-se" e sigo minha vida tranquilamente, afinal, como dizem, ninguém paga as minhas contas e tampouco carregam minha cruz, como diz o linguajar cristão. 

A frase citada acima mostra muito bem o que é a nossa sociedade hoje, uma sociedade baseada na análise comportamental, como se fôssemos ratos em laboratório onde os cientistas retirariam informações, experimentos e conclusões a respeito das diversas formas de agirmos no mundo e redes sociais como o facebook são os meios pelos quais esses juízos são feitos. O mais incômodo disso tudo é que por trás dessa análise de comportamento existe um juízo de valor moral onde as pessoas julgam as outras indiscriminadamente, muitas vezes sem conhecê-las e entender as formas desse indivíduo enxergar o mundo.

Há um padrão de comportamento imposto, isto é indiscutível, e se a pessoa não estiver dentro desse perfil ela é simplesmente posta para escanteio, isolada, como se tivesse infectada por um vírus altamente contagioso. É claro que para a sociedade existir e funcionar é necessário uma série de regras, o problema é quando há o exagero em querer determinar para o outro um padrão de comportamento. Muitos problemas entre pais e filhos surgem daí. 

A questão que me faço é a seguinte, por conta do meu comportamento eu serei melhor em que ? Eles dirão : "você será uma pessoa melhor". Mas como assim uma pessoa melhor ? Volto a perguntar, melhor em que ? O que é ser uma pessoa melhor ? Este é o ponto principal. O problema de se padronizar um comportamento ideal é que o que é melhor para um pode não ser para o outro e vice-versa. Apenas cada um pode ter a sabedoria de escolher o que é melhor para si. O problema é que muitas vezes as pessoas apenas seguem as referências dos valores morais impostos sem questioná-los e, desapercebidos, incorporam estas "leis'  como sendo aquilo que elas acham que é melhor para elas, defendendo-as com unhas e dentes e o pior, dependendo do jogo de forças, impõem isso a você.

Estou querendo dizer que antes de um determinado comportamento é preciso fazer uma filtragem para verificar se realmente aquela ideia que move aquele agir é algo que brota de dentro para fora ou vem de fora para dentro, correndo o risco de sermos apenas ovelhas que obedecem o caminho do rebanho.

Existe uma coisa fundamental que é a individualidade de cada um, cabendo a pessoa saber o que é ou não melhor para ela. Em uma determinada cultura o que é melhor para uma pessoa é, em outra , considerado ruim, portanto, é preciso relativizar a questão de que um determinado comportamento vai proporcionar a uma pessoa ser melhor. Precisamos nos libertar deste pensamento que não leva em consideração as diversas formas de se ver o mundo, não leva em conta a alteridade, além das múltiplas culturas existentes no planeta Terra, bem como suas múltiplas formas de enxergar a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente