segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Bozo

O menino se aproximou do caixão, entremeado por parentes e amigos do defunto, olhou fixamente para o morto e percebeu que ele vestia um terno preto, com gravata e colarinho. De repente um rapaz, aparentando ter uns 40 anos, se aproximou do garoto e disse :
- Ele viu o Bozo.

O menino saiu e se dirigiu para outro velório, eram vários acontecendo ao mesmo tempo em São Francisco Xavier. Dessa vez era uma senhora, cabelos brancos, vestido vermelho, família aparentemente simples, caixão de madeira prensada, nada de mogno, ela usava um colar de pérolas. Era bijuteria, claro, mas talvez o vestido vermelho e o colar fossem o que de mais nobre essa pessoa tivera em toda sua vida. Uma senhora loira, aparentando uns 58 anos, de blusa azul, se aproximou e disse :
- Ela viu o Bozo.

O menino se retirou discretamente, sem falar nada, e adentrou outro velório, dessa vez no segundo andar, ficou espantado pois o caixão era branco e dentro dele havia uma criança, uma menina, linda, fizeram trancinhas nela. Parecia que dormia um sono profundo e que logo iria acordar. Um senhor, já de idade, aparentando uns 75 anos, se aproximou do menino e falou sorrateiramente em seu ouvido:
- Ela não viu o Bozo.

O menino rapidamente saiu, ainda com a imagem da doce menina na cabeça e se dirigiu a outro velório, dessa vez...dessa vez....bem, dessa vez foi diferente. Ao olhar para o morto, as luzes brancas acesas, as pessoas ao redor do caixão, crianças, tios, primas, avô, avó, todos estavam ali, seus familiares, seus pais inclusive. Quando olhou para o caixão se estarreceu, não podia ser, ele estava apenas passeando pelos velórios, mas era, o inacreditável aconteceu, era ele, o morto era ele, o próprio menino, que no instante em que percebeu se transfigurou em desespero, começou a gritar, chorar e chamar pelos seus. Veio do fundo da sala um senhor de barba branca, terno preto, se agachou, olhou no fundo dos olhos do menino nos e disse : 
- Você não viu o Bozo, eu vi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente