terça-feira, 2 de setembro de 2008

Palavras e "a gente"

As palavras são símbolos de expressividade que nos conectam com o "fora de si", ou seja, com o mundo exterior à gente.
O conjunto de palavras reunidas e usadas com um objetivo específico que seja realmente necessário e, se possível transgressor, possui uma força descomunal. Força para romper barreiras, códigos morais e tabus impostos pelos "donos" da sociedade : grandes empresários, políticos e magnatas donos dos meios de comunicação. Eles não dominam a sociedade, dominam gente.

A palavra é uma unidade, singela, muitas vezes curta, mas dotada de sentidos que quando bem encaixados, derrubam exércitos, desconstróem ganâncias, subvertem a ideologia dominante, resgatam gente.

Talvez, em um mundo onde são poucas as chances de não sermos controlados pelo Estado, como realmente somos, o uso da palavra possa a ser uma das últimas esperanças, funcionando como um dos mais recônditos refúgios da alma, do ser, onde podemos nos expressar como realmente somos, para quem quisermos e sobre o que desejarmos.

Quero dizer que a palavra não é apenas um instrumento de expressão, mas, com todas as suas possibilidades de significados, a palavra é um meio de libertação, seja ela escrita, dita, virtualizada ou sinalizada, não importa, é através das palavras que podemos ser um pouco mais nós mesmos, libertando-se da solidão e dos demônios que nos cercam.

Todo o dia entram milhares de palavras por meio de propaganda, conversas e leituras. Elas precisam retornar, precisam voltar, ser expurgadas, sair, enfim. Cabe a você dar a elas o destino que lhe seja mais conveniente.

Que palavras você deseja pra você e o que você deseja das palavras ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente