domingo, 17 de agosto de 2008

Na veia da alma

http://br.youtube.com/watch?v=XEonGSr6obc
Fui assistir, finalmente, Nome Próprio. Caramba, mais um filme daqueles de te arrebatar da cadeira, só que não para o mundo dos sonhos e das possibilidades, mas para dentro de nós mesmos.

Camila, personagem muito, muito, mas muito bem feita por Leandra Leal é uma pessoa em constante inquietude, como a maioria de nós. Só que tem uma diferença, ela dá a cara ao mundo pra ele bater, não fica se escondendo atrás de medos, não recua diante dos riscos e experimenta o mundo sem amarras, como as caravelas que cruzavam o atlântico no século XVI, indo para um lugar desejado porém sem saber direito para onde, o que e quem encontrar.

A personagem é como nós, está estampado, na cara, ela nos mostra como somos, seres que a todo tempo tem a possibilidade de descobrir, de se descobrir mais, de invadir o território das dúvidas, de se confrontar com as angústias, coisa que poucos fazem, preferindo caminhos com respostas mais fáceis. As palavras saem como um vômito dos dedos da personagem para o computador. Ela escreve o livro tirado de sua alma e como todo escritor, dizem, sofre.

Saí do cinema e as palavras vieram atrás de mim, me perseguindo. O quanto de poder elas possuem. Imagine então um texto repleto delas, ainda mais se vier de dentro como um vulcão, sem amarras, sem receios. A palavra tem a força de expressar um pouco de nós e a resistência de permanecer através do tempo. A palavra é a identidade do ser.

Um comentário:

  1. Amei esse filme também!
    A nossa alma vaga depois que levantamos da poltrona do cinema!
    É como o filme "Antes do pôr do sol",que surpreende no seu contexto!

    Um abraço,Helena.

    ResponderExcluir

Comente