sábado, 18 de junho de 2011

Presente

      Mais um aniversário, gira o mundo. A roda do tempo implacável avança para um fim de “não sei quando” e me dá o prazer de viver a experiência presente. Presente, aquilo que acontece agora, já, nem antes nem depois, imediato tempo real, virtual, transcendental. Estou imerso neste oceano de relógio e pulsação, pois coração também marca as horas e tempo não se marca com ponteiros mas por sentimento. O dia está passando rápido demais, talvez a vida. Dizem os mais velhos que com o tempo ficamos mais ponderados, observadores, prestamos mais atenção ao uso das palavras, a formação de frases. Penso que chegou o tempo em que, grande parte da vida e da relação com o outro é linguagem. Sinto um certo prazer em poder domar minhas feras interiores. A solução esteja talvez na dosagem das palavras, percebo os mais experientes praticando isso rotineiramente.  É a ponderação, a sabedoria na relação com o outro. Tolo eu, pensei que fosse mera conduta moral. Você já experimentou ?

      Dá um enorme prazer fazer isso. Não é restringir ou dosar palavras mas permitir a fluência em um ritmo que, além de facilitar a comunicação, nos conecte com o outro.  Me dá uma sensação de lucidez diante do mundo. Meu velho tio já dizia : “é jeito, não é força”. É isso ! Paciência, observação, usar energia na dose certa quando necessário. Agir com o outro se aprimora através das referência colhidas ao longo da vida. Lembro do meu avô consertando multicoisas dentro de casa, era prazeroso para ele fazer aquilo entretanto o mais importante era a calma com que ele trabalhava, deixando os pensamentos surgirem naturalmente, exercitando com presteza o raciocínio lógico. Sempre resolvia as coisas mais enroladas do mundo.

      Trinta e seis anos não é uma idade dita padrão como os trinta, os quarenta ou os cinqüenta, no entanto, o tempo, no meu entender, vai além de Cronos, é sensorial, sentimental e o mais importante, experiencial.  Vou viver esse dia onde o sol já chega próximo à janela iluminando as plantas, extraindo o verde das árvores. O café bem quente na xícara, um abraço gostoso na mulher amada. Presente é experiência, é entrelaçar vivências no cotidiano, o dia-a-dia é a casa do tempo. Amo as pequenas coisas, vivo o meu tempo, adoro o gotejar da água que cai do  telhado.

3 comentários:

  1. Ah! Não acredito que você faz aniversário junto comigo?rsrsrsr.Que legal!!
    Desejo de coração que Deus possa te abençoar e fortalecer, para que nunca duvide que vale muito à pena viver.Somos exemplos vivos disso,né,você sabe!!!
    Um grande abraço pra ti,e fica com Deus!!!

    Helena.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que a felicidade puxe uma cadeira e sente-se ao seu lado!!!

    Tenha uma semana abençoada !!!

    Beijos!!!

    Helena.

    ResponderExcluir

Comente