terça-feira, 12 de abril de 2011

Sirva-se

Nada serve para alguma coisa quando não há interesse em se fazer de um determinado objeto algo util, seja uma máquina, um animal irracional ou um ser humano.

O servir é uma forma de relação utilizada pela Terra organismo-vivo (Gaia) desde que a sopa protéica começou a se formar nos oceanos primitivos.

O mundo é um encadeamento de servilidades. Pensando assim, o ser humano só chegou ao ponto no qual está hoje em função do "servir". Como diz o cientista chileno Maturana, as espécies evoluiram não por uma seleção dos mais fortes mas por uma agregação de "interesses" ou serventias.

Os sistemas criados pelo homem são tributários do "servir", seja através da escravidão ou do trabalho assalariado e, claro, da caridade, foco principal de várias religiões onde se serve a um ou vários deuses.

Nas salas de aula os alunos me perguntam : "professor, para que serve isso ?"
No mundo atual entremeado de utilitarismos efêmeros e consumistas provedores de prazeres imediatos, o servir pode ser usado como um instrumento de incentivo a (des)construção do saber em detrimento de prazeres hedonistas estimulados pelo atual modo de vida fast-food.

Na verdade textos como este publicados na internet podem servir a vários propósitos, depende do que a pessoa quiser fazer com ele, mesmo que seja nada.

Um comentário:

  1. Olá, boa noite!
    Eu venho aqui te convidar a visitar meu blog de Poesias. Se puder e quiser me adicionar, vou gostar de ter por lá seus coments.
    Tenhas muitas alegrias e saúde!
    Abraços,
    João, poeta.
    www.ludugero.blogspot.com
    Até mais!
    Já te sigo. Gostei muito do seu blog.

    ResponderExcluir

Comente