quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A união dos contrários

É impressionante como um homem há mais de cinqüenta anos antes de Cristo pode nos revelar uma verdade até hoje tão aplicável em nossa sociedade. Heráclito, vindo de família próspera, decidiu pelo extremo vivendo como um eremita. Procurava, ao invés de interpretar a natureza, ouvi-la em busca do logos, ou seja, a compreensão. Isto o diferenciava da forma pela qual a maioria das pessoas interpretam, sentem ou se projetam sobre o mundo. Para Heráclito o calor não existe sem o frio, o dia emudece sem a noite e o ódio necessita do amor para sobreviver. Talvez venha daí a máxima “quem ama odeia”. O mundo é um eterno conflito de forças aparentemente opostas e irreconciliáveis. E é desse combate que surge o conhecimento através do fluir do tempo. Toda multiplicidade constitui uma unidade heterogênea  em constante combate. 

Fico refletindo a respeito das ambigüidades e contradições do mundo atual, vejo pessoas desesperadas afim de manterem seus empregos sendo o que não são diversas vezes ao dia apenas para se enquadrar como funcionários-modelos. Poderia o ser humano reconhecer a unidade diversificada de Parmênides e “ouvir” o mundo de uma outra forma ? Penso que sim como um começo pois vivemos em um emaranhado de outras forças múltiplas confrontando-se em dimensões muito mais amplas que as nossas.

Em um país como o Brasil, diverso desde sua formação, reconhecer nossos conflitos internos como o motor da continuidade no tempo em busca de uma sociedade mais justa seria talvez o princípio para que nós, fincarmos de vez a bandeira da nossa diversidade, mergulhássemos de coração aberto neste embate de forças múltiplas sempre em busca de nossa tão almejada equidade social. E não seria por isso que o combate dos unos/múltiplos terminariam, pois, como dizia Heráclito, o fogo apaga mas em algum lugar a chama reacende.

2 comentários:

  1. gsotei sucesso pra vc

    visita o meu tambm

    http://inconsequentte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Aqui cabe o contraditório e o não dito.
    Essas forças constrastantes são sem dúvida o impulso necessário.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Comente