terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Existência

Qual o sentido da existência ? Um privilégio e ao mesmo tempo um excesso. Em alguns dias é maravilhoso existir enquanto em outros dá vontade de nunca ter nascido. Dormir, acordar, comer, trabalhar, dormir, acordar, comer...e assim vai. Qual o sentido de existirmos nessa mesma e incessante sequência atordoante salpicada por momentos de alegria e prazer que se extende muitas vezes por mais de 80 anos ? Tenho 34 de idade, olho para trás e já sinto o peso de um passado (alegrias e tristezas) que carrego, será que viverei ainda mais 34 ? Além de 70 para mim seria desnecessário. Como conseguirei carregar tantas experiências, memórias, dúvidas, anseios e angústias por tanto tempo ? Por que não temos a opção de simplesmente apertarmos um botão de OFF e
pronto, acabar com tudo de forma indolor ? Poderíamos executar isto quando achássemos que está mais do que suficiente. "Está bom, chega. Pra mim já deu".

Cada um deve saber a medida certa de sua própria quilometragem assim como a hora de parar. Além disso ainda há a possibilidade da existência chegar ao fim sem o desejo de cada um, seja através da súbita morte ou de um lento fim numa cama de hospital embebido em morfina. Viver pode ser uma experiência maravilhosa mas ao mesmo tempo sacrificante e pela intensidade do desgaste corpo-mente, seria justo que houvesse pelo menos uma explicação mais satisfatória para tudo isso. Não a que o homem inventou (DEUS) para não ter que enfrentar a dor de saber que morreu=acabou, nem aquela a qual ele se submete para esquecer estas questões (CONSUMISMO), mas uma explicação conscienciosa que nos justificasse realmente porque existe TUDO ISSO. Creio que somente a flosofia, a psicanálise e o marxismo poderiam nos dar alguma base justificativa para isso tudo. Mergulhar nisto pode custar um preço alto mas ainda é melhor enxergar realmente o que há do que viver com uma venda nos olhos.

E segue a vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente